desenhos / piu piu piu

quanto vale uma pessoa

Esta é uma questão deveras importante nos tempos que correm e que remonta ao  início do capitalismo. Henry Ford, o dos automóveis, estabeleceu um limite para a sua fábrica. Entre a pessoa que ganhava mais e a que ganhava menos a diferença não ia além de 50 ou 60.
Hoje em dia, em empresas como a Disney, essa diferença sobe até 8000 (!!!).

Ontem vi uma curta metragem que me ficou na memória: Chicken à la carte, sobre as duas faces do mundo – a rica e opulenta e a pobre e miserável. É chocante e revoltante que assim seja.
Quem me lê tem internet, um computador e tempo livre para me visitar. Luxos, numa escala global. Por vezes parece que nos esquecemos disso, embriagados pelo poder do consumo, que nos dá efémeras pequenas felicidades.

Em Portugal o salário médio nacional é de 800 euros. As mulheres ganham, em média, um pouco menos que os homens. Digamos 700. Nos países pobres as pessoas vivem com 1,5 euros por dia. Ao fim do mês dá 45. Fazendo umas contas muito gerais é esta a proporção entre um português e alguém assim pobre:

Depois há outras pessoas, as mesmo ricas. Ricas por estarem à frente de grandes empresas e bancos e afins ou ricas por serem estrelas, mediáticas. Riqueza traz riqueza e gente famosa e célebre atrai o consumo. Assim o pensam alguns grandes grupos, neste caso ligados à moda. Li aqui que para assistir a um desfile de moda celebridades como Rihanna e Beyoncé ganham cerca de 75.000 euros num só dia. A proporção, para um só dia de trabalho, é esta

Chocante, não?!

A pergunta é: justifica-se?

Por muito valor que as ditas estrelas tenham ( e muito dele é apenas mediático e não intrínseco), parece-me francamente excessivo.  O que me parece errado é o simples facto de essas somas serem oferecidas. Mas aí entra a nossa parte de responsabilidade, por alimentarmos estas indústrias.

Fica uma sugestão, se não conhecem espreitem este filme

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s